Visita realizada nos dias 18 e 19/12/2010
Amados irmãos, tivemos o privilégio de encerrar nossas visitas do ano de 2010 na ICE do Rio Pindobal. Saímos de Abaetetuba às nove horas do dia 18 e chegamos por volta das treze horas. À tarde presenciamos um fenômeno da natureza, a menor maré do ano chamado de tepacoema, uma palavra indígena que quer dizer maré baixa, que ocorre cinco dias antes da última lua cheia do ano, algo bonito de se ver. A água fica tão baixa, que parece silenciar coisas da belíssima natureza que Deus nos deu. Vamos preservar.
A ICE de Pindobal passa por um tempo de restauração, pastoreada pelo Pr. Anildo Gonçalves e sua esposa irmã Joana. O Pr. Anildo é filho do lugar e aceitou a Cristo no inicio do trabalho, realizado pelos missionários. Bem cedo se tornou líder e ajudou os missionários na estruturação do trabalho, depois se mudou para Abaetetuba, e outros lideres também se mudaram, e a Igreja começou a entrar em decadência.
A Igreja é dona de uma bela história e desafios. Foi voltando de uma visita de Pindobal, que o missionário Donaldo perdeu sua vida nas águas do rio Tocantins, tentando salvar seu filho que havia caído na água da beira do barco. Salvou o filho mais morreu afogado, seu corpo está enterrado na cidade de Cametá. A Igreja foi pastoreada por grandes pastores, o saudoso Pr. Carlos Castro, Jonatas Negrão e outros. Também muitos filhos ilustres decoram a historia, como a irmã Geisa que hoje é missionária em Angola ao lado de seu esposo Dr. Afonso e outros.
Hoje a igreja está bem graças a Deus, com o trabalho do Pr. Anildo e a nova liderança. Nossa assistência também tem contribuído, temos dedicado tempo, ministrado cursos, orientado o pastor e Deus tem abençoado. Hoje a igreja chega a reunir até duzentas pessoas na EBD e nos cultos à noite a frequência é menor, devido as dificuldades que os irmãos ribeirinhos têm para deixar suas casas com medo de piratas. Na EBD que eu estava tinha em torno de cento e cinquenta pessoas, já a noite tinha menos.
Nossa programação foi assim: Sábado realizei um casamento, o noivo é diretor da EBD. Que benção poder ver os jovens obedecendo a Deus, se unindo pelo matrimônio não se ajuntando apenas, coisa muito comum nos ribeirinhos. Na EBD ministrei a palavra, consagrei uma criança e realizei batismos. À tarde reunimos com a liderança da igreja. À noite preguei e ministrei a Santa Ceia. Meia noite voltei para Abaetetuba por Igarapé Miri de passagem em um barco que traz os passageiros toda segunda-feira. Estava muito cheio, mas deu para chegar bem graças a Deus.
Quero agradecer as igrejas, irmãos e colegas que tem me acompanhado nessas viagens, seja através das orações ou contribuições. Eu sempre digo que levo comigo nas viagens trinta e duas igrejas. Você faz parte deste ministério.
Do dia 20 de dezembro de 2010 até 03 de janeiro de 2011, estarei de férias e viajarei para a casa de minha mãe.
Aguardem outras noticias no blog quando eu voltar.
Deus abençoe a todos.
Pela Diretoria, vosso servo
Pr. Luiz Pinheiro
Casamento de Oséias e Roseane
A mãe com a criança que foi consagrada na EBD
Os irmãos esperando o batismo
Pr. Luiz Pinheiro verificando se a água já está boa para o batismo
Início do batismo e palavras de exortação
Pr. Anildo (ICE do Rio Pindobal) com os batizandos e Pr. Luiz após o batismo
Fenômeno tepacoema no Rio Pindobal
Culto da noite
Participação do irmão Daniel
Ministério de louvor da igreja
Participação de três crianças
Momento da Santa Ceia
Diaconisa servindo os novos membros da igreja